Grupo Taquara

No início de 2009 surge, dentro do Projeto Bambu, o Grupo Taquara, um projeto de extensão atuante na cidade de Bauru com sede no campus da UNESP. O grupo tem como objetivo combinar teoria, estudo de todo o processo produtivo do bambu desde a colheita até o acabamento, e prática, processo criativo prático de alunos e parceiros. 

Dessa forma chegamos à práxis  com o intuito de levar o conhecimento desenvolvido na universidade para a comunidade, em nosso caso para Bauru e região. A produção dos materiais é feita com embasamento teórico e crítico a respeito do uso do bambu como matéria prima para artesanatos, utilitários, mobiliários e estruturas leves e pesadas. 

Composto, inicialmente, apenas por alunos dos cursos de Arquitetura e Design da FAAC, atualmente conta também com membros dos cursos de Relações Públicas, Educação Artística e Engenharia de Produção. Em todo caso é bom dizer que não existem restrições, as portas estão abertas para qualquer um que se interesse em criar a partir dessa planta tão versátil. 

A união da teoria e da prática (através de ações extensionistas) vem despertando o interesse de empresas e órgãos de subsídio a projetos que promovem disseminação da sustentabilidade. Através da participação de editais, o grupo têm se tornado visível a esses órgãos, possibilitando a captação de recursos para investimentos em infra estrutura de pesquisa e também para ações extensionistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário