9 de out. de 2013

Taquara: de Bauru para Águas de Lindoia e Rio de Janeiro!

Nessa última semana, o Projeto Taquara da Unesp de Bauru enviou dois membros do nosso grupo para dois destinos diferentes!


Durante os dias um, dois e três de outubro, nossa representante Giulianna Godinho, aluna de Design, foi para Águas de Lindoia no 7º Congresso de Exetensão Universitária da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O evento contou com mais de 300 alunos das Unesps espalhadas pelo estado, o que possibilitou a troca de experiências entre todos os projetos de extensão.


O Congresso foi uma forma de divulgação da imagem externa do projeto muito eficiente e pode possibilitar futuras parcerias do Taquara com outros projetos. Segundo Giulianna, as pessoas ficaram curiosas para saber como se dá a relação entre o projeto e o Assentamento Rural Horto de Aimorés, e se impressionaram com a versatilidade do bambu, principalmente na construção de um galpão de 250 metros quadrados.

Em meio a uma programação cultural, a experiência foi muito enriquecedora para o Taquara e pode-se pensar em novas ações e abordagens para o projeto crescer cada vez mais. “Eu tenho muito orgulho de participar de um projeto tão completo e inovador, porém ele não é único, tive a oportunidade de conhecer muitos projetos incríveis e compartilhar ideias com as pessoas que estavam os representando”, conta. 


Ao mesmo tempo, no Rio de Janeiro, do dia dois ao dia seis de outubro, ocorreu o evento Seres Rio, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nossa representante da vez foi Mariana Reis, aluna de Arquitetura.

O evento teve como objetivo fazer com que os estudantes de Arquitetura enxergassem as diferentes possibilidades que a profissão pode trazer. O grupo de discussão contou com pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo, trocando ideias sobre o curso, projetos, faculdade e profissão, independente de cultura, sotaque ou língua. 


Segundo Mariana, as pessoas ficaram maravilhadas com a amplitude do projeto, “no sentido de como e com quem trabalhamos, como as escolas de Bauru, Assentamento Rural Horto de Aimorés, Jardim Niceia, pela união de alunos de diversos cursos dentro do grupo, pelos projetos como Concha Acústica, shape de bambu, além de verem a grande variedade de coisas que se pode fazer a partir do bambu", conta.

O aprendizado ganho lá vai ser revertido em ações internas do Taquara e fará com que o projeto cresça constantemente. Como o Seres Rio teve o “Bambu” como tema, foi exposto toda o processo produtivo que acontece no projeto da Unesp, desde o plantio, colheita, tratamento, manejo até mexer no maquinário. E que após isso, tudo é repassado para a comunidade.

“No evento aconteceram percursos pela cidade do Rio, com opção de ir para o Centro, para Madureira ou para a Vila Autódromo. Depois conversamos para todos saberem como foi cada percurso. Tivemos mesas redondas com professores excelentes e ótimas temáticas; a partir disso elaboramos mini projetos de intervenção na FAU-UFRJ e depois botamos a mão na massa com uma tarde toda na maqueteria”, conta Mariana. 


Texto por: Verônica de Oliveira Teixeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário