27 de nov de 2012

Escola visita o Projeto Bambu


Na manhã de hoje professores e monitores da escola bilíngue FourC e 60 alunos , de 4 a 6 anos, fizeram uma simpática visita ao Projeto Bambu guiada pelos membros do Taquara que tiveram de responder as perguntas mais curiosas. As crianças, divididas em 2 grupos, se revezaram e fizeram visitas alternando laboratório, onde conheceram o maquinário usado no processo produtivo do bambu, os produtos que podem ser feitos e observavam a produção de uma colher de pau, e a área agrícola da UNESP, onde puderam se deparar com bambus de várias espécies, cores e tamanhos e ter a experiência de ver um bambu sendo colhido e em seguida seu reaproveitamento na forma de retirada de mudas que foram plantadas em seguida. Os pequenos também foram alertados sobre o "bichinho que gosta de comer bambu" - a broca - que ataca a planta depois de colhida caso não haja tratamento.

Com isso mostramos aos alunos e professores da FourC, em meio a comentários e explicações em inglês e português, o bambu como a fonte de matéria prima sustentável que é, sobre sua versatilidade e, em linhas gerais, o processo que o bambu sofre até se transformar num produto bom para uso doméstico como a colher de pau.

É importante para o projeto a difusão da cultura do bambu e de sua útil versatilidade já que vivemos em tempos de racionalização de madeira e cortar uma árvore nativa é algo proibido. Ao mesmo tempo percebemos a necessidade de estimular a consciência ambiental e consequentemente a sustentabilidade para que o planeta tenha um futuro melhor. 

Para marcar uma visita ao Projeto Bambu da UNESP com sua escola, grupo, faculdade etc, acesse o link e entre em contato conosco!





         

20 de nov de 2012

4ª Mostra do Projeto Bambu


Olá bambuzeiros! Depois de um tempo sem postar vim falar de coisa boa, a 4ª Mostra do Projeto Bambu! A abertura é hoje às 19h30 na FunDeB - UNESP, próximo à portaria 2 da FEB.


A mostra ocorre anualmente desde 2009 e tem o intuito de aproximar o Projeto Bambu e o Grupo Taquara da comunidade mostrando aos interessados os produtos e estudos do bambu que são desenvolvidos na UNESP de Bauru bem como nossas ações extensionistas no assentamento rural Horto de Aimorés. O tema deste ano é "um novo olhar sobre o cotidiano" e convida o visitante a repensar suas ações do cotidiano com criatividade e inovação e ver o bambu como uma alternativa aos meios de produção atuais já que cada vez mais o assunto sustentabilidade é discutido e a responsabilidade ambiental valorizada.

Já na quarta-feira, amanhã, ministraremos oficinas. Uma de plantio e manejo na parte da manhã às 8h00 onde o participante aprenderá a lidar com a moita em geral e fazer mudas e outra na parte da tarde, às 14h00, sobre bioestruturas. Inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo link. As oficinas tem custo individual de R$20,00 com refeição inclusa, caso queira participar das duas o pacote sai por R$35,00.

Além das oficinas serão oferecidas outras atividades também na quarta-feira, com entrada franca. Às 16h00 receberemos a visita do jornalista Vinicius Zanotti que passará seu documentário "Escola de Bambu" e nos contará um pouco sobre suas experiências na luta por uma educação de qualidade na Libéria a partir da construção de estruturas de baixo custo, venha saber como você pode fazer parte disso. Às 19h00 teremos uma palestra com o grupo bambuzeiro Trabambu sobre suas atividades quanto à paisagismo, decoração, capacitação de professores, construção de móveis e estruturas.

A entrada e participação nas atividades é franca e nosso ponto de encontro é a FunDeB, próximo a portaria 2 da FEB. Esperamos a presença de todos, até lá!



Endereço: Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube 14-01

Contato:
3103-6120 ramal 6844
taquaradesign@gmail.com

Acesse facebook