19 de jun. de 2012

Taquara e Viverde no Festieco


O projeto Taquara e o grupo agroecológico Viverde representaram a Unesp no Festieco, festival de tecnologia e inteligência ecológica, sediado no Recinto Mello de Moraes. O evento ocorreu de 14 a 17 de junho e contou com a presença de autoridades, palestrantes, empresários e diversos expositores muito interessantes como é o caso da Eletrolixo e Ecológica.


Lá pudemos dispor de um estande onde expusemos os produtos do Viverde e banners explicativos sobre nossos projetos de extensão. Dessa forma a sociedade bauruense, preocupada com questões ambientais, pode conhecer melhor o desenvolvimento sustentável presente na cadeia produtiva e nas diferentes aplicações do bambu. Esse tipo de desenvolvimento é um tema latente no momento que vem sendo discutido em larga escala a exemplo da conferência Rio +20, ainda em andamento.


É por meio de festivais como esse que temos a oportunidade de divulgar o projeto desenvolvido na universidade e fora dela junto ao Viverde no assentamento rural Horto de Aimorés. Demonstrando, assim, a viabilidade do bambu como matéria prima tanto para a construção civil, como para a movelaria e artesanato em geral. 


14 de jun. de 2012

Oficina de Plantio e Manejo/Confecção de Colheres em Bambu


O Grupo Taquara realizará no dia 19/06 (terça-feira) as seguintes oficinas relacionadas ao bambu:

8h - PLANTIO E MANEJO
Área Agrícola Experimental da UNESP (Em frente ao Ipmet)
R$ 15

14h - CONFECÇÃO DE COLHERES
Laboratório de Processamento de Madeira da UNESP (Em frente a portaria 2)
R$ 15


VAGAS LIMITADAS

Mais informações:
facebook.com/bambutaquara
 (14) 3103-6120, Ramal 6844
taquaradesign@gmail.com

4 de jun. de 2012

Cine Taquara


No último sábado, o grupo Taquara junto uma super trupe de palhaços visitou o assentamento rural Horto de Aimorés, assentamento o qual temos estreito contato já que é lá que desenvolvemos grande parte das ações de extensão. A visita logo se transformou em brincadeiras divertidas com os palhaços, alguns integrantes do Taquara e outros colaboradores do projeto. Em seguida, na igreja da área comunitária, iniciou-se uma verdadeira sessão de cinema com direito a pipoca e refrigerante.



O filme projetado foi a divertida animação UP da Pixar que agradou a crianças e adultos, foram à sessão aproximadamente 20 pessoas entre assentados, integrantes do Taquara e do Grupo Agroecológico Viverde. A intenção é levar cultura e entretenimento ao assentamento de diversas formas e o Cine Taquara é apenas uma delas.







1 de jun. de 2012

Projeto Taquara dá oficina para alunos do projeto Formiguinhas

Na semana passada, na sexta-feira (25/05) o Taquara ministrou uma oficina de tambores de língua para alunos da escola Formiguinhas. Cerca de 40 alunos de 6 a 12 anos vieram ao bambuzal da Unesp para as atividades. As crianças desenharam e pintaram em dupla os bambus que mais tarde virariam tambores nas mãos dos membros do Taquara, já que tal produção exige o manejo de ferramentas perigosas para crianças pequenas.


Confecção e tambor de língua


Após a confecção dos tambores, em meio a brincadeiras, as crianças aprenderam a tocar os tambores de língua e outros instrumentos com a Naumteria, a bateria universitária da Unesp. Essa oficina faz parte do quadro de atividades que o Taquara pretende desenvolver enquanto projeto de extensão da Unesp. A intenção é levar, por meio de atividades lúdicas como essa ou de outros gêneros, o conhecimento adquirido na universidade à comunidade bauruense. 




O projeto Formiguinha 


O Formiguinha é um projeto de extensão da UNESP que engloba alunos e professores de diversos cursos. Semanalmente os alunos 
vão ao Projeto, cituado no Pousada da Esperança II e realizam atividade com as crianças. Essas atividades tem como objeivo evitar que crianças e jovens caiam na marginalidade que a rua oferece, atraindo-os para a prática esportiva, recreativa e também o envolvimente cultural.